John Norum: subestimado, porém genial!

media

    Os anos 80, vieram com uma enxurrada de músicos competentes, que começaram a usar técnicas novas, e evolução dos equipamentos ao seu favor, e em prol da música, que mesmo sendo comercial algumas vezes, prezava pela qualidade junto disso, e John Norum, é um músico norueguês, que faz parte desse seleto grupo de guitarristas dos anos 80: técnico, porém com feeling, melódico, rápido muitas vezes, e com uma pegada muito pesada, advinda do seu amor pelo som do Gary Morre e Michael Schencker. Tendo feito parte do Europe até 1986, saiu da mesma, já de saco cheio da quantidade absurda de teclados que dominavam o som da banda, em detrimento das guitarras ( sim, ele já estava de saco cheio de ” The Final Countdown ” , e aquele solo bacana, é bem aquém do que ele é capaz… ). Assim, Norum começou sua carreira solo, com vários álbuns bons ( dentre eles, o ótimo Face The Truth, com ninguém menos que Glenn Hugles nos vocais ), e logo depois teve a chance de entrar na banda de Don Dokken, substituindo simplesmente outro mito que prometo abordar em breve: George Lynch. Recebeu também convite para substituir Michael Schencker, numa de suas bandas favoritas, o UFO. Nesse meio tempo, foi dedicando-se a sua carreira solo, e envenenando mais e mais seu som, até sua volta ao Europe em 2003. Porém, à partir daí, o Europe passou a soar diferente, colocando mais em evidência influências de Ufo, Led Zeppelin, e bandas mais modernas, como Velvet Revolver e Black Label Society, dando uma cara de ”nova” banda ao grupo.

    Note o estilo de riffs secos, com drive e distorção definidos, riffs setentistas, pitadas de blues, e principalmente, padrões velozes bem empregados, e a pegada absurda nos bends e vibratos. Te garanto que você pode sair com novas ideias depois disso!

Olha a velocidade dessa porra!!!!!!!!!!

E na volta com o Europe ( esqueça pop com teclados anos 80… )

Anúncios

Sobre hericksales

Guitarrista, professor de guitarra e violão a 11 anos.

Publicado em 16 de março de 2015, em Música, Músicos subestimados e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: