Entre o jazz e o rock: entrevista com Luke Trigueiros

10930102_772737039487855_1827949205403091208_n

    Luke Trigueiros é diretor geral de cordas da rede de escolas Elite Musical, tendo composto o método de guitarra da rede e gravado a vídeo-aula da mesma. Sendo atuante, tocando na noite com a banda de rock The Kalks, Luke está terminando as composições do seu 1º CD instrumental, com foco Jazz brasileiro. Luke tem um vocabulário grande, além de ter em sua essência, um misto dos 2 mundos: o jazz e rock. E é sobre a importância de ser professor, e transitar por esses mundos, que ele entrega essa bela entrevista, com direito a um lick em forma de mini aula. Confiram:

1)  Luciano, você é professor a muitos anos, e eu mesmo tive a honra de fazer 3 meses de aula com você.  Você também lida com outros professores no seu trabalho, gostaria de saber de ti: no atual mundo das informações, com tudo na internet, qual o papel do professor na sua opinião? 

    O professor continua como a peça principal no aprendizado do aluno.  Nada adianta ter todas as informações do mundo na internet como métodos e vídeos, se não houver um profissional qualificado para responder, tirar as dúvidas e orientar o aluno. Hoje existe muita gente publicando materiais na internet e muitas dessas pessoas acreditam saber muito, e não o sabem. Então, cuidado!!! Tem coisa boa na internet?? Sim, mas muita coisa ruim também, e o professor neste caso pode servir para filtrar para o aluno o que é bom, onde existe uma boa explicação e uma boa execução.

2) Como se deu sua aproximação com o jazz?

    Foi com o estudo. Eu comecei na guitarra como quase todos os guitarristas, pelo Rock. Mas com o passar do tempo, estudando, fui me interessando por coisas mais desafiadoras. Tocar Satriani, Vai, Petrucci foi meu grande desafio numa época. Depois o desafio foi conseguir tocar harmonias mais sofisticadas e improvisar nelas com um som clean. E quanto mais eu estudava, mais me apaixonava por esse estilo.

3) Na sua opinião, o que o jazz e fusion, podem acrescentar para quem toca rock e blues?

    Tem muito a acrescentar com certeza. Existem vários guitarristas de Rock que em algum momento podemos escuta-los transitando por algo mais “jazzístico”. Caras que eu gosto muito e que já ouvi coisas sofisticadas, como por exemplo, Mike Einziger (Incubus). E até mesmo Tom Morello e Joe Satriani, que se dizem grandes fãs de Allan Holdsworth. Qualquer estilo musical que você estude, tem muito a acrescentar no seu estilo de tocar. Assim como o próprio Rock também acrescentou para muitos músicos de Jazz.

4)  Você demonstra ser um músico que nunca para de estudar. Enquanto alguns músicos, simplesmente ‘’param’’ um pouco no tempo. Qual a importância de manter-se sempre estudando, na sua opinião?

    Pra mim, me manter sempre estudando, é um ato simplesmente de paixão pela minha profissão. Mas também devemos ter a consciência, de que o músico que para de estudar, acaba ficando desatualizado e por fim obsoleto. A cada dia, mais músicos competentes aparecem no mercado. As técnicas evoluem, a percepção evolui, as composições e a improvisação estão sempre em mutação evolutiva. Não há como parar de estudar!!!

5) Poderia deixar um conselho para os leitores, e 5 álbuns de jazz ou fusion, como recomendação?

     Ame o que faz!!! Ame seu instrumento e não se importe com a opinião dos outros. Cada ser humano é único e cada um vai expressar a arte do seu jeito!!

Vou citar 5 álbuns de guitarristas de jazz ou fusion que eu curti e ainda curto muito!
1- Pat Metheny Group – Letter From Home.
2- John Scofield –  Überjam.
3- Wes Montgomery – The Incredible Jazz Guitar Of Wes Montgomery.
4- Tribal Tech – Face First.
5- Kurt Rosenwinkel – Deep Song.

Contatos com Luke Trigueiros:

Abaixo, a frase com uma ideia jazzística, em pdf, para você ampliar seus horizontes:

Frase de Kurt Rosenwinkel

Anúncios

Sobre hericksales

Guitarrista, professor de guitarra e violão a 11 anos.

Publicado em 13 de maio de 2015, em Entrevista e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: