O Benchmarking usado na música

IMG_2718IronMaidens

    Como já venho explicando, quando você possui uma banda, você têm uma empresa também. É incontestável isso. As maiores e bem sucedidas bandas do mundo, funcionam assim. E dentro desse conceito empresarial, temos um conceito muito importante, conhecido como Benchmarking, que nada mais é do que você pesquisar informações em outras empresas, como o quanto eles são competitivas, a inserção delas no mercado, comparações com outras para ver como você está colocado nesse nicho, e melhores práticas para serem inseridas na sua empresa/realidade. Em sem querer, você já faz isso, mas não se deu conta, nem buscou fazer de forma ”organizada”. Eu explico: se você gosta muito do tipo de timbre do Megadeth, e possui uma strato como modelo favorito, você pode descobrir o tipo de distorção que eles usam e captadores, para configurar seu set-up assim, e à partir disso, com sua pegada e estilo de tocar, soar como você, ou seja, acaba sendo um somatório da sua realidade, com o que você aprendeu de outra ”empresa”. Então para facilitar essa proposta apresentada, vou dividir o conceito de Benchmarking, para duas vertentes: desenvolvimento do seu estilo próprio, e desenvolvimento da banda.

Desenvolvimento de um estilo próprio: Darei um exemplo meu: lá para meus 17, 18 anos, fui vendo que possuía mais facilidade com ligados, já que não treinava tanto essa parte, porém, saíam mais fluídos. Ok. Mas eu não tinha tantas ideias assim, então, fui atrás de outros músicos, outras ”empresas” na área, como Satriani, Steve Vai, Dave Murray, dentre outros, que utilizam muito ligados, e busquei estudar ouvindo-os, tirando algumas frases, vendo as escalas usadas, etc. Porém, meu estilo de música, forma de tocar, não parece me nada com Steve Vai por exemplo. O que eu fiz, foi observar a forma que eles faziam, como interpretavam essa técnica, e trouxe para minha ”empresa”, para minha música. Então, se você quer uma melhora em determinada técnica, observe os ícones das mesmas, pegue para você os conceitos, e aplique!

Desenvolvimento de sua banda:

a) Estilo da banda: Essa mesma temática para buscar um estilo próprio, usando o Benchmarking, pode trazer grandes benefícios para a banda. Lembro-me que li uma entrevista do Pantera, na qual Phill Anselmo, estava tentando inserir uma sonoridade bem mais agressiva e pesada à banda ( antes do clássico Cowboys from Hell ), então, levou para os músicos, álbuns do Slayer e Judas Priest como referência, e estudaram canções dos mesmos para tal. O Pantera não soa como Slayer ou Judas, porém, pesquisaram características de cada uma, e inseriram em sua forma de tocar.

 b) Colocação da banda no mercado: essa é uma tarefa mais enfadonha, porém, que trará bons resultados: averiguar como as outras bandas do seu estilo procedem, sejam hiper famosas, ou não. A forma que eles gerenciam agenda, contratos, divulgação, apresentação do material, como trabalham com equipe ( caso tenham ), como se portam em suas apresentações, etc. Mas cuidado, observe se isso tem relação com o que você propõe artisticamente! O Metallica foi fazer isso acrescentando influências modernas, até no visual, para melhor se colocar no mercado, gravou o St. Anger. Cuidado!

    A cópia por cópia, não é legal, pois transforma tudo em clones, mas observar a o estilo de outros músicos, os processos de gerenciamento de outras bandas, e suas histórias até chegarem aonde chegaram, pode trazer muitas ideias e benefícios para você, e sua banda.

Anúncios

Sobre hericksales

Guitarrista, professor de guitarra e violão a 11 anos.

Publicado em 3 de junho de 2015, em Música e empreendedorismo e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: