Por que uma banda, é uma empresa?

rush

Rush: exemplo de banda/empresa!

    Por que uma banda é uma empresa, e deve ser vista como uma? Nada melhor, para sanar essa dúvida, do que a definição fiel do conceito ”empresa” : ”Uma empresa é o conjunto de pessoas que trabalham juntas, no sentido de alcançar objetivos por meio de recursos humanos, materiais e financeiros. (…) As pessoas juntam-se para atingir objetivos que isoladamente jamais conseguiriam alcançar graças a colaboração. ” ( Idalberto Chiavenato, 2006, 40 ). Dentro de uma banda, fica claro que os recursos humanos são as pessoas, cada um com seu instrumento e função, destinada a uma finalidade e resultado. Ex: a guitarra  numa banda como Slayer, é um elemento forte, deve preencher tudo com velocidade e peso, sendo um elemento chave na banda. Já em uma banda como Tears for Fears, a guitarra está ali para acrescentar com texturas, timbres, mais voltada para encorpar o arranjo. Os materiais, seriam instrumentos usados para o mesmo, como guitarras com afinações e timbres diferentes, pedais, cabos, palhetas, e tudo que seja necessário, para que seja executada as funções do músico, o mesmo valendo aos outros instrumentos. E por fim, o elemento financeiro, necessário para a compra desses bens materiais, e investimentos necessários para a divulgação de sua banda/empresa.

    Toda e qualquer empresa, tendo conhecimento ou não, busca dois objetivos: diretos e indiretos. O objetivo direto, seria bem simples, que é ganhar mais do que gasta. Sem hipocrisia! O amor à música é maior e deve ser assim, porém ninguém vive de brisa, e a remuneração é a recompensa do empreendedor que leva a empresa, dentro de uma situação de risco, e que com seus serviços ( no caso sua música ), ajuda ou traz benefícios às pessoas. E por isso o músico deve ser remunerado, pois há investimento de tempo e dinheiro, esforço e trabalho duro para compor, ensaiar, gravar, fazer shows, etc. Já o objetivo indireto, é atender à necessidade do consumidor, ou seja, dos seus clientes, e indo direto ao ponto, seus fãs. Satisfazê-los com sua música e com a qualidade da mesma, e de seus shows e produtos ( camisas, cds, etc ). Para fechar, trago o exemplo do Rush, que além de grande banda que todos conhecem, é uma empresa incrível, desde a divisão de tarefas, até a organização. O monstro da bateria, Neal Peart, além de destruir na mesma, é quem fica encarregado de escrever as letras, já que lê muito e possui um tom quase poético para a composição das mesmas. Já Geddy Lee, e Alex Lifeson ( baixo e guitarra ), ficam na parte dos arranjos, acordes, riffs, melodias. Cada um com sua função bem definida, mantendo tudo funcionando a 40 anos! Começaram querendo entregar um produto musical mais voltado ao hard rock, criaram o álbum ”Fly by Night”. Quando quiseram incorporar elementos de rock progressivo, investiram no ”Caress of Steel”, até chegarem no ”produto” amadurecido que eles queriam, o álbum ”2112”. Além de terem em volta de si, um esquema forte de preparo: alimentação, com pessoas cozinhando, preparador físico, etc. Exatamente isso que você leu: já que eles buscam entregar um produto/show esplêndido, que geralmente dura quase 3h, eles precisam ter preparo físico, e empenham-se para isso, para ficarem sempre dispostos e aguentarem a rotina e cansaço.

    Que ao final desse artigo, você tenha em mente que a música é um trabalho, e a junção de conhecimentos e preparo, podem fazer toda a diferença.

Anúncios

Sobre hericksales

Guitarrista, professor de guitarra e violão a 11 anos.

Publicado em 16 de junho de 2015, em Música e empreendedorismo e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: