Judas Priest

1545061_552781434813236_2062819475_n

“Judas Priest é uma banda britânica de heavy metal que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O Judas Priest é tido junto ao Black Sabbath, Iron Maiden e Motörhead, como as quatro maiores bandas de Heavy Metal do mundo (…) pode ser considerada uma das precursoras do heavy metal moderno. O Judas Priest foi uma das mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70, encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal ou simplesmente NWOBHM (Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath, à velocidade de alguns grupos de rock como o Deep Purple, adicionando uma frente de ataque com duas guitarras” Fonte: Wikipedia
Bem, creio que essa simples descrição, já diz muito por si só. K. K. Downing e Glenn Tipton, guitarristas originais do Judas Priest, fundamentaram um estilo, que deixou marcas profundas no metal, e no rock em geral. Influenciados por Jimi Hendrix, John Mayall, Eric Clapton e os clássicos Sabbath e Deep Purple, eles incrementaram a união de duas guitarras, dobrando trechos, muitas das vezes em velocidades altas, cravando uma nova forma de fazer musica pesada, que influenciou praticamente toda e qualquer banda que veio depois, como por exemplo, o Iron Maiden ( sim! O baixista/mentor da Donzela de Ferro, Steve Harris, nunca negou a influência do Judas Priest no estilo do Iron, e muito menos a dupla de guitarristas Adrian Smith e Dave Murray ). John 5, Paul Gilbert, Jerry Cantrell ( Alice in Chains ), Michael Weikath ( Helloween ), Chuck Schuldiner ( Death ), e mais uma infinidade de músicos, já declararam sua admiração por eles, e bandas como o próprio Death, Slayer, Angra, Machine Head e Anthrax, já prestaram homenagem ao Judas. Eu mesmo, tive um forte impacto ao ouvir pela primeira vez ( até hoje, me impressiono ), o álbum ”Painkiller”, com todo aquele peso e melodias incríveis, muitas das vezes dobradas de forma insana. Se você ouve bandas atuais fazendo altas dobras de guitarra, e acha que o mundo começou ontem, dê uma conferida no passado, e note que muitas, mas muitas coisas, foram criadas e sedimentadas numa época, em que o equipamento era muito menos sofisticado, e tudo era feito na base do suor e inspiração!

 

Anúncios

Sobre hericksales

Guitarrista, professor de guitarra e violão a 11 anos.

Publicado em 9 de dezembro de 2015, em Música e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: